Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

WEB 2.0

Professores!
Não dá mais pra tentarmos levar todas as duzentas (agora, talvez mais...) aulas do ano, apenas com "GLS" (giz, lousa e saliva...rs) temos que procurar cada vez mais mediar aulas ricas em estratégias que contemplem as diferenças e atualidades do mundo! Enfim! É pensando nisso que, seguindo o roteiro do EAD que estou cursando, hoje vamos falar sobre as ferramentas WEB 2.0! 
Para  orientar nossos pensamentos, um breve vídeo do Acessa SP sobre o grande leque de opções!

Vou abrir o espaço com uma discussão sobre o uso do Wikipedia e do YouTube, mas aguardo opiniões, críticas e sugestões nos comentários sobre o uso delas em sala de aula!
* WIKIPEDIA:
 - Funcionamento: Trata-se de uma grande enciclopédia livre. É livre, pois qualquer pessoa pode editar suas informações! Acrescentar (ou excluir) detalhes, dados, tags , fotos... Lembram da famosa enciclopédia Barsa? O Wikipedia tem o triplo...o quádruplo de  informações que ela. E tudo a um clique de “distância e dificuldade”! Torna-se uma grande tentação...rs Logo na página inicial temos informações históricas sobre a data do dia, curiosidades, notícias importantes e destaques. Tudo visualmente muito organizado, com fotos e atrativos para o leitor/autor.
- Uso pedagógico: Em sala de aula, pode-se tornar ferramenta de pesquisa e objeto de leitura. Pode-se acrescentar dados sobre algo estudado. Um dos pontos negativos em usá-lo como recurso pedagógico, é que a informação divulgada pode não estar totalmente correta, visto que qualquer um (como é a filosofia da enciclopédia livre) pode falar o que quiser sobre tudo, mas o professor pode reverter este ponto usando a correção de dados/informações como estratégia...

* YOUTUBE:
 - Funcionamento: Trata-se de um site de vídeos. Simples assim! O grande sucesso do YouTube ocorre por conta do fácil acesso ao conteúdo (vídeo sempre curto), divulgação de qualquer coisa que você queira espalhar pelo mundo (desde um filminho daquela receitinha culinária deliciosa que você aprendeu com a vovó até uma reportagem bombástica que mexerá com a sociedade...rs)...Tudo pode entrar no youtube e ser assistido facilmente por 1 milhão de pessoas no mundo inteiro.
- Uso pedagógico: Ao professor, cabe pesquisar vídeos interessantes e pertinentes ao que é estudado pelo grupo de alunos pra enriquecer o aprendizado em sua aula, pois o vídeo é muito mais fácil de ser memorizado. Também pode-se gravar e postar um vídeo de alguma atividade interessante que a classe preparou! Claro, depois de os pais assinarem a autorização de uso de imagem de seus filhos...rs

É isso, colegas! O que acham a respeito? Comentem!
Bjnhs
Professora Gisele

2 comentários:

  1. Olá Gisele, bom demais esse vídeo hein!! Adorei o Conhecer teu blog! Bom demais! Gostaria de convidá-la a conhecer o diálogando com as tecnologias é um blog criado por mim Vanessa Vieira e minhas colegas do Curson de Pedagodia para a provaçaço parcial na disciplina de Novas Tecnologias! Estaremos seguindo teu blog! Ficaríamos felizeds com a tua presença em nosso espaço! Beijo Grande!

    aqui estão os liks dos blogs

    Diálogo : http://dialogotics.blogspot.com/

    Meu blog pessoal: http://trasnformandovidas.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa!
    Obrigada pela visitinha e comentário!!!! Vou segui-las tb! *Parabéns pelo trabalho de vcs!
    Vamos mantendo contato e trocando figurinhas, hein?...hehe...bjnhs nossos!!!

    ResponderExcluir