Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Atividade: *DÍGRAFOS/*PRODUÇÃO de TEXTO

Professores!
Hoje vou passar pra vocês uma estratégia com vídeo para trabalhar com dígrafos e, consequentemente, produção de texto!


* Primeiro, vamos assistir o vídeo da canção "A bonequinha"


* Após assistir o vídeo uma vez e recordar (ou aprender) a canção, agora será preciso assistir mais uma vez e anotar numa folha cada vez que ouvir uma palavra com "rr, ss, sc, sç, xc, xs, ch, lh, nh, qu, gu" (boneQUiNHa, aSSim, CHorou...).


* Pode-se, também, entregar a letra da música para as crianças acompanharem e circularem as palavras.


* Após discussão sobre as palavras que cada um encontrou, palavras escritas com RR....SS..., é importante fazer uma *lista de palavras (lousa ou cartaz).


* Apresentar essas palavras para as crianças (duas letras e um fonema) como dígrafos! É muito mais rico e fácil de aprender com a prática, com a música e após ter vivenciado as palavras.


* Sistematizar o que foi aprendido com a explicação das próprias crianças mais um texto do professor.


* Dar outras palavras, ditados, listagens, recortes... enfim! Abre-se um leque de atividades para usar a lição aprendida com o vídeo: dígrafos!


* Sobre o vídeo escolhido (A bonequinha), pode-se propor uma produção de texto sobre o brinquedo preferido de cada um, assim como o preferido da criança do clipe era uma boneca.

Professores, usei essa atividade com crianças de 3° ano ('antiga' segunda série) e foi um sucesso! Eles se envolveram com a música, cantando-a durante a exibição do vídeo e na realização das atividades.


Tem alguma ideia sobre como melhorar, aprimorar, criar ou implementar essa atividade? Vamos comentar, pessoal!
Bjnhs
Professora Gisele

2 comentários:

  1. Gisele, seu blog está muito bacana. Gosto da forma como você provoca a interação. Parabéns! Agora podes inserir links de outros blogs e outros gadgets sugeridos. BJ!

    ResponderExcluir