Professores!
Hoje vou passar pra vocês uma estratégia com vídeo para trabalhar com dígrafos e, consequentemente, produção de texto!
* 1° Primeiro, vamos assistir o vídeo da canção "A bonequinha"
* 2° Após assistir o vídeo uma vez e recordar (ou aprender) a canção, agora será preciso assistir mais uma vez e anotar numa folha cada vez que ouvir uma palavra com "rr, ss, sc, sç, xc, xs, ch, lh, nh, qu, gu" (boneQUiNHa, aSSim, CHorou...).
*3° Pode-se, também, entregar a letra da música para as crianças acompanharem e circularem as palavras.
*4° Após discussão sobre as palavras que cada um encontrou, palavras escritas com RR....SS..., é importante fazer uma *lista de palavras (lousa ou cartaz).
*5° Apresentar essas palavras para as crianças (duas letras e um fonema) como dígrafos! É muito mais rico e fácil de aprender com a prática, com a música e após ter vivenciado as palavras.
*6° Sistematizar o que foi aprendido com a explicação das próprias crianças mais um texto do professor.
*7° Dar outras palavras, ditados, listagens, recortes... enfim! Abre-se um leque de atividades para usar a lição aprendida com o vídeo: dígrafos!
*8° Sobre o vídeo escolhido (A bonequinha), pode-se propor uma produção de texto sobre o brinquedo preferido de cada um, assim como o preferido da criança do clipe era uma boneca.
Professores, usei essa atividade com crianças de 3° ano ('antiga' segunda série) e foi um sucesso! Eles se envolveram com a música, cantando-a durante a exibição do vídeo e na realização das atividades.
Tem alguma ideia sobre como melhorar, aprimorar, criar ou implementar essa atividade? Vamos comentar, pessoal!
Bjnhs
Professora Gisele
Gisele, seu blog está muito bacana. Gosto da forma como você provoca a interação. Parabéns! Agora podes inserir links de outros blogs e outros gadgets sugeridos. BJ!
ResponderExcluirMuitooo bom
ResponderExcluir