Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trabalhando direitos e deveres...

Professores!
Como alguns amigos sabem, esse ano sou professora de módulo na minha escola, portanto não tenho turma e substituo os professores quando faltam. 
Numa dessas substituições, olhei pra lousa de uma turma de nove anos de idade e vi que na aula anterior os alunos haviam feito uma lição sobre Direitos e Deveres
Li o texto escrito para os alunos copiarem no caderno e voltei pra casa pensando em QUAL seria a estratégia ideal pra trabalhar com esse tema. 
A estratégia IDEAL eu não sei... preciso de vocês pra pensarmos juntos...rs... Mas uma BOA estratégia pra começar a discutir...acho que encontrei!...rsrs
Ah! Antes, gostaria de passar os créditos pra escolha do vídeo abaixo pra minha amiga de EAD, Dalva.


* Primeiro, seria legal assistir ao filminho de três minutinhos da Pixar, "Coisas de pássaro"


* O vídeo nos abre um leque de discussões, não é? Até bulling/preconteito, poderá ser tratado a partir do clipe!


* Bom... podemos focar em Direito e Dever. Vale fazer um momento de discussão com as crianças sobre os Direitos dos pássaros azuis e os Direitos do pássaro branco.


* Tinha alguém certo? Tinha alguém errado? Eles não podem dividir o mesmo espaço? Alguém não tinha Direitos? São questões que podem fazer parte dos debates.


* A proposta a seguir seria dividir a turma: metade defende os Direitos dos pássaros azuis e metade defende os Direitos do pássaro branco. Dessa forma, os Deveres de cada tipo de pássaro também serão lembrados.


* O professor agora juntará todas as ideias discutidas e falará sobre os Direitos e Deveres da criança.


* Vale a reflexão sobre nosso comportamento com quem é diferente. Será que não agimos como os pássaros azuis, caçoando do diferente e nos unindo para prejudicá-lo?


* Bom, acredito que depois de tanta reflexão e discussão, aí sim os alunos estarão mais preparados para sistematizar o que foi aprendido. Cabe, então, apresentá-los ao ECA!
- Pode-se ouvir com a turma a canção do Toquinho "Deveres e Direitos"! Procurei muitos vídeos sobre Direitos e Deveres e confesso que não foi tão simples... pois é importante apresentar de acordo com a faixa etária da criança, há muitos vídeos de imagens muito fortes e isso deve ser considerado ou há também vídeos que só falam dos Direitos. E os Deveres? Ficam como?...rsrs... Não podemos deixar passar! Meu Direito termina, quando começa o seu!


* Enfim! Encontrei esse da Renata Dias. Que é simples, colorido e atrativo para as crianças, mas seria preciso reforçar os Deveres...rs (olha eu dando tarefas para as crianças...rsrsrs) Mas isso poderia até ser feito com os alunos! Podemos perguntar se há mais algum Dever que não aparece no filminho!

Bom, professores! Deem uma olhada e pensem comigo sobre o tema e as opções variadíssimas de atividades para trazê-lo pra sala de aula!!! 
Vamos nos ajudar!
Bjnhs 
Professora Gisele

3 comentários: