Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

31 de outubro: Saci x Bruxa

Professores!
O tempo voa e nos aproximamos do dia 31 de outubro! Não tem como não reparar em decoração de lojas, propagandas, programação especial de desenho animado e filmes na tv... TUDO nos indica que chegou a hora de "Comemorar o Halloween"... 
Logo, nos remetemos à discussão sobre a importação da cultura americana aqui para o Brasil. É certo? É errado?
Encontrei muitos textos defendendo o nascimento do Dia do Saci, mas na maioria deles é perceptível que sua criação foi apenas uma forma de combater a crescente fama do Dia das Bruxas no Brasil. Será que adiantou?!
Sinceramente? Acredito que não... Nas escolas dificilmente lembramos do Saci e sua turma fora do mês agosto, dedicado ao Folclore.
Encontrei uma matéria muito interessante no site 'Educar para crescer'. Ela nos apresenta os pós e contras em celebrar Halloween no Brasil. < http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/halloween-395939.shtml >
Enfim! Conversando com meu esposo, professor de Inglês, chegamos à conclusão de que nenhuma das duas opções "é a correta"...a ideal para celebrarmos aqui em terras tupiniquins!
* Não ao Halloween :  a não ser que seja pra divulgar e trabalhar COMO uma comemoração internacional (mais óbvio que seja em escolas de Inglês, Escola de ensino bilíngue...) e não pra se apropriar e tentar transformá-lo em tradição no Brasil.
* Não ao Dia do Saci : é desnecessário que um personagem tão querido e conhecido dos brasileirinhos tenha um dia só seu apenas pra "tapar buraco" e tirar o foco da bruxinha...rs


Ainda há muito o que se discutir e refletir!

O que vocês acham?
Fácil ou difícil decidir e tomar um partido?...rs
bjnhs
Professora Gisele

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trabalhando direitos e deveres...

Professores!
Como alguns amigos sabem, esse ano sou professora de módulo na minha escola, portanto não tenho turma e substituo os professores quando faltam. 
Numa dessas substituições, olhei pra lousa de uma turma de nove anos de idade e vi que na aula anterior os alunos haviam feito uma lição sobre Direitos e Deveres
Li o texto escrito para os alunos copiarem no caderno e voltei pra casa pensando em QUAL seria a estratégia ideal pra trabalhar com esse tema. 
A estratégia IDEAL eu não sei... preciso de vocês pra pensarmos juntos...rs... Mas uma BOA estratégia pra começar a discutir...acho que encontrei!...rsrs
Ah! Antes, gostaria de passar os créditos pra escolha do vídeo abaixo pra minha amiga de EAD, Dalva.


* Primeiro, seria legal assistir ao filminho de três minutinhos da Pixar, "Coisas de pássaro"


* O vídeo nos abre um leque de discussões, não é? Até bulling/preconteito, poderá ser tratado a partir do clipe!


* Bom... podemos focar em Direito e Dever. Vale fazer um momento de discussão com as crianças sobre os Direitos dos pássaros azuis e os Direitos do pássaro branco.


* Tinha alguém certo? Tinha alguém errado? Eles não podem dividir o mesmo espaço? Alguém não tinha Direitos? São questões que podem fazer parte dos debates.


* A proposta a seguir seria dividir a turma: metade defende os Direitos dos pássaros azuis e metade defende os Direitos do pássaro branco. Dessa forma, os Deveres de cada tipo de pássaro também serão lembrados.


* O professor agora juntará todas as ideias discutidas e falará sobre os Direitos e Deveres da criança.


* Vale a reflexão sobre nosso comportamento com quem é diferente. Será que não agimos como os pássaros azuis, caçoando do diferente e nos unindo para prejudicá-lo?


* Bom, acredito que depois de tanta reflexão e discussão, aí sim os alunos estarão mais preparados para sistematizar o que foi aprendido. Cabe, então, apresentá-los ao ECA!
- Pode-se ouvir com a turma a canção do Toquinho "Deveres e Direitos"! Procurei muitos vídeos sobre Direitos e Deveres e confesso que não foi tão simples... pois é importante apresentar de acordo com a faixa etária da criança, há muitos vídeos de imagens muito fortes e isso deve ser considerado ou há também vídeos que só falam dos Direitos. E os Deveres? Ficam como?...rsrs... Não podemos deixar passar! Meu Direito termina, quando começa o seu!


* Enfim! Encontrei esse da Renata Dias. Que é simples, colorido e atrativo para as crianças, mas seria preciso reforçar os Deveres...rs (olha eu dando tarefas para as crianças...rsrsrs) Mas isso poderia até ser feito com os alunos! Podemos perguntar se há mais algum Dever que não aparece no filminho!

Bom, professores! Deem uma olhada e pensem comigo sobre o tema e as opções variadíssimas de atividades para trazê-lo pra sala de aula!!! 
Vamos nos ajudar!
Bjnhs 
Professora Gisele

domingo, 16 de outubro de 2011

Atividade: *DÍGRAFOS/*PRODUÇÃO de TEXTO

Professores!
Hoje vou passar pra vocês uma estratégia com vídeo para trabalhar com dígrafos e, consequentemente, produção de texto!


* Primeiro, vamos assistir o vídeo da canção "A bonequinha"


* Após assistir o vídeo uma vez e recordar (ou aprender) a canção, agora será preciso assistir mais uma vez e anotar numa folha cada vez que ouvir uma palavra com "rr, ss, sc, sç, xc, xs, ch, lh, nh, qu, gu" (boneQUiNHa, aSSim, CHorou...).


* Pode-se, também, entregar a letra da música para as crianças acompanharem e circularem as palavras.


* Após discussão sobre as palavras que cada um encontrou, palavras escritas com RR....SS..., é importante fazer uma *lista de palavras (lousa ou cartaz).


* Apresentar essas palavras para as crianças (duas letras e um fonema) como dígrafos! É muito mais rico e fácil de aprender com a prática, com a música e após ter vivenciado as palavras.


* Sistematizar o que foi aprendido com a explicação das próprias crianças mais um texto do professor.


* Dar outras palavras, ditados, listagens, recortes... enfim! Abre-se um leque de atividades para usar a lição aprendida com o vídeo: dígrafos!


* Sobre o vídeo escolhido (A bonequinha), pode-se propor uma produção de texto sobre o brinquedo preferido de cada um, assim como o preferido da criança do clipe era uma boneca.

Professores, usei essa atividade com crianças de 3° ano ('antiga' segunda série) e foi um sucesso! Eles se envolveram com a música, cantando-a durante a exibição do vídeo e na realização das atividades.


Tem alguma ideia sobre como melhorar, aprimorar, criar ou implementar essa atividade? Vamos comentar, pessoal!
Bjnhs
Professora Gisele

Plano Pedagógico

Professores!
Segue em formato PowerPoint o plano de uso do blog!
Verifiquem que a intenção é a melhor de todas: facilitar o trabalho coletivo de professores, mediar a troca de ideias e focar na aprendizagem do aluno!



Que consigamos usá-lo pedagogicamente!
Conto com vocês! Até a próxima!
Professora Gisele

sábado, 1 de outubro de 2011

WEB 2.0

Professores!
Não dá mais pra tentarmos levar todas as duzentas (agora, talvez mais...) aulas do ano, apenas com "GLS" (giz, lousa e saliva...rs) temos que procurar cada vez mais mediar aulas ricas em estratégias que contemplem as diferenças e atualidades do mundo! Enfim! É pensando nisso que, seguindo o roteiro do EAD que estou cursando, hoje vamos falar sobre as ferramentas WEB 2.0! 
Para  orientar nossos pensamentos, um breve vídeo do Acessa SP sobre o grande leque de opções!

Vou abrir o espaço com uma discussão sobre o uso do Wikipedia e do YouTube, mas aguardo opiniões, críticas e sugestões nos comentários sobre o uso delas em sala de aula!
* WIKIPEDIA:
 - Funcionamento: Trata-se de uma grande enciclopédia livre. É livre, pois qualquer pessoa pode editar suas informações! Acrescentar (ou excluir) detalhes, dados, tags , fotos... Lembram da famosa enciclopédia Barsa? O Wikipedia tem o triplo...o quádruplo de  informações que ela. E tudo a um clique de “distância e dificuldade”! Torna-se uma grande tentação...rs Logo na página inicial temos informações históricas sobre a data do dia, curiosidades, notícias importantes e destaques. Tudo visualmente muito organizado, com fotos e atrativos para o leitor/autor.
- Uso pedagógico: Em sala de aula, pode-se tornar ferramenta de pesquisa e objeto de leitura. Pode-se acrescentar dados sobre algo estudado. Um dos pontos negativos em usá-lo como recurso pedagógico, é que a informação divulgada pode não estar totalmente correta, visto que qualquer um (como é a filosofia da enciclopédia livre) pode falar o que quiser sobre tudo, mas o professor pode reverter este ponto usando a correção de dados/informações como estratégia...

* YOUTUBE:
 - Funcionamento: Trata-se de um site de vídeos. Simples assim! O grande sucesso do YouTube ocorre por conta do fácil acesso ao conteúdo (vídeo sempre curto), divulgação de qualquer coisa que você queira espalhar pelo mundo (desde um filminho daquela receitinha culinária deliciosa que você aprendeu com a vovó até uma reportagem bombástica que mexerá com a sociedade...rs)...Tudo pode entrar no youtube e ser assistido facilmente por 1 milhão de pessoas no mundo inteiro.
- Uso pedagógico: Ao professor, cabe pesquisar vídeos interessantes e pertinentes ao que é estudado pelo grupo de alunos pra enriquecer o aprendizado em sua aula, pois o vídeo é muito mais fácil de ser memorizado. Também pode-se gravar e postar um vídeo de alguma atividade interessante que a classe preparou! Claro, depois de os pais assinarem a autorização de uso de imagem de seus filhos...rs

É isso, colegas! O que acham a respeito? Comentem!
Bjnhs
Professora Gisele