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sábado, 5 de novembro de 2011

E os bebês?

Professores!
Como alguns amigos sabem, tenho um filhote, que é a coisinha mais *linda do mundo e recentemente completou  dez meses, e mesmo já tendo sido professora em CEI - atuando com bebês de um aninho - a cada dia me surpreendo com os avanços, progressos e interesses do meu pequeno!


Pensando nisso, hoje resolvi abrir a discussão: "Que tipo de atividades podemos realizar com crianças tão pequenas?" 
Bom, todos sabemos que os bebês precisam de estímulos para desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e emocionalmente. 
Estímulo sonoro (por isso que TODO brinquedo de bebê tem alguma espécie de som), estímulo tátil (a princípio com a massagem do adulto na criança, mas o tátil segue por muitos anos, com a própria criança experimentando texturas diferentes), estímulo visual (dá-lhe brinquedos, livros e painéis coloridos!), estímulo motor (além de estimular ao deixá-lo em variadas posições - em pé, de bruços, sentado... - que tal um pega-pega diferente? Usando algum objeto que o pequeno goste, vamos colocando cada vez mais longe dele, forçando-o a sair do lugar pra pegar...), estímulo cognitivo (brincadeira de "cadê/achou", túnel...), entre outros; ajudam o bebê a perceber o mundo à sua volta!
Sempre atento e preocupado com as crianças cada vez mais à mercê de brinquedos que cantam, falam e só falta brincar sozinhos, o pediatra do meu pequeno sempre orientou; pra não apenas colocá-lo no chão, mas para nos deitarmos no chão com ele, ficarmos de bruços com ele e agora, fase de papinhas, darmos uma colher pra ele... enfim! É necessário que estimulemos com a prática! Temos que entrar na dança com eles! Rolar, sentar, cantar, engatinhar, pular, bater palmas, comer, se lambuzar... Sempre juntos! Somos um espelho! 
*Por falar em espelhos, segue link para uma excelente matéria publicada na revista Crescer sobre a relação de brincadeiras e aprendizagens que o bebê tem com o espelho! 
< http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17396-15162,00.html >
Continuando com o raciocínio da prática, podemos parar pra pensar: os vídeos educativos realmente estimulam? Bom... sinceramente? Temos aqui em casa uma coleção deles (presente de madrinha, titia, coleção da mamãe professora...rsrs...) e confesso que tem vezes (ops!!! Que o pediatra do baby não leia isso!) que eles funcionam como uma babá! O vídeo mantém o bebê extremamente vidrado e concentrado enquanto mamãe e papai não podem sentar-se junto para fazer alguma atividade... mas acredito que o ideal é sentarmos novamente juntos para nomear cada imagem ou situação que aparece no vídeo. Ele não pode ficar muito tempo em frente à TV e nem todos os dias! São muitas as possibilidades de estímulos que precisam ser trabalhados diariamente e o tempo parado em frente à televisão (ainda mais com o pequeno sozinho) não acrescentará muita coisa (ou nada) à sua construção diária de conhecimentos!


*Abaixo, um pequeno vídeo que fizemos quando o pequeno ainda não tinha quatro meses de idade e é a prova que os bebês se envolvem (sim e muito!) com a voz e interação do adulto durante uma contação de história!





Nosso bebê adora folhear livros e revistas! Nada melhor que investir nesse rico instrumento, comprando livros de materiais e histórias próprios para bebês!


O trabalho com bebês é imensamente rico e divertido! Quanto menor a criança, maior deve ser o professor, pois essa faixa etária exige do profissional uma postura extremamente preocupada com o trabalho prático dos estímulos! Não dá pra deixar o bebê o tempo todo no bercinho/carrinho! Nada melhor que brincadeiras no chão!

...Enfim! Temos ainda muitas questões pra discutir com esse tema.
Vamos pensar juntos nas melhores estratégias de trabalho!
Até a próxima!
Professora Gisele

5 comentários:

  1. Nossa prima que texto enriquecedor!

    Primeiro parabéns pela iniciativa de criar um blog para professores, estou acompanhando suas postagens e são cheias de detalhes e contribuições valiosas ! Grande passo professora !

    Bom sobre a questão dos bebês em muito me angustia ver essa grande variedade de brinquedos "prontos" que estão fazendo o maior sucesso no mercado infantil, são feitos de um plástico mais duro que aço, se o probrezinho resolver jogar um brinquedo daquele para cima...sai debaixo ! Onde estão os panos coloridos, as texturas diferentes, os cheiros, as possibilidades de intervenção e criação de brincadeiras novas com o mesmo brinquedo?
    Realmente só quem ganha é o mercado que cobra mais de R$100,00 por um boneco de 10 cm! Que na verdade é descartado fácil pela criança quando ela encontra um pote colorido com papel celofane dentro! (Estou mentindo? rsrsrs)

    Sobre os vídeos, nossa...você disse tudo...eles se transformaram em uma babá virtual, basta colocar os pequenos na frente e você está livre para outra atividade, acho tão engraçado quando alguém fala : "Nossa meu filho de 1 ano e meio sabe falar inglês com a Xuxa!!"...uau...e ele sabe correr se equilibrando ? Ele sabe pegar um objeto quando cai embaixo da cama? Ele sabe qual é a sensação de sentir a tinta escorrendo pelos dedos? Ele sabe a diferença entre o algodão e a lixa? Ele sabe fazer bolinhas de sabão? Ele sabe encontrar estratégias para resolver os problemas que ele encontra ao encaixar um quadrado no lugar do círculo?
    Claro...não é porque uma criança pequena ou grande assiste a vídeos que ela vai deixar de vivenciar tais experiências...mas o que estamos percebendo é que muitas famílias estão privando os seus pequenos de explorar o mundo porque acreditam ser mais seguro e confortável que o seu filho esteja sentado em frente a uma televisão, notebook, tablet,etc...
    Então vamos ao ponto...onde está o papel do lúdico e da experimentação em uma geração que nasce "ticando" a tela de celulares ? Como encontrar caminhos para que o simples deixe de ser simples e passe a ser essencial?
    Para refletir - http://www.youtube.com/watch?v=rytmaKmRgEE&feature=related
    Beijos,
    Brenda.

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  2. Oi, Brenda!!! Tudo bem, prima querida?! Agradeço sua visitinha e seu incrível comentário por aqui! Não tenho nada pra acrescentar, só vou assinar embaixo!
    A situação é realmente preocupante e crítica... Uma grande inversão de valores e critérios que até agora só faz o mercado de brinquedos e vídeos pra crianças rir à toa de tanta felicidade!
    Obrigada por sua participação, seus questionamentos (estou pensando em dar continuidade ao tópico só pra refletirmos mais sobre as questões lançadas por você...hehe)e por divulgar esse vídeo tão perturbador! Sério! Fiquei triste! Estamos perdendo muito mais que ganhando e poucos enxergam assim... Obrigada!

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  3. Adorei! Sem fôlego para mais comentários! BJ!

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  4. Muito bonito ver um pai contando história para seus filhos, o meu marido também é assim, acho tão legal!!! Por mais pais e mães com essa visão de aprendizado para nossos bebês...

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