Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

20/11 - Dia da Consciência Negra

O domingo está acabando, post rápido para a data não passar despercebida...
Professores!
Para lembrar nossos alunos da importância dessa data, não há dúvidas de que é fundamental conversar e apresentar os fatos; a história de Zumbi dos Palmares.
Segue link do site Brasil Escola com texto explicativo sobre o tema
http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm >

No entanto, também me lembrei de uma história muito *fofa e inocente de Ana Maria Machado e que pode ser usada com os alunos menores.
Ela nos conta sobre o esforço de um coelhinho branco em se tornar negro, pois achava uma menina do laço de fita, que era negra, muito linda!


Na história podemos encontrar termos como "pretinha". Acredito que seja necessário o professor conversar com seus alunos sobre a importância em não usar palavrinhas que podem ser entendidas como termos pejorativos.


Do texto e do vídeo podemos partir para uma série de atividades sobre pessoas negras que se destacam e nos enchem de orgulho na política, no esporte, na música e sobre aqueles que conhecemos e são próximos de nós e suas qualidades... Eu mesma tenho muitos negros em minha família e círculo de amizades que tornaram-se pessoas de muito sucesso em diversas áreas! Pode-se também pensar em buscar reportagens em jornais e revistas sobre o tema.


O que acham?
Dessa vez não tive tempo de pensar em atividades e questões reflexivas, mas corri pra deixar um ponto pra abrir o leque variado de opções!
Bjnhs
Professora Gisele

Um comentário:

  1. Eu gostaria que não houvesse mas preconceitos nem discriminações. Raciais ou Sociais mas nem tudo é como a gente quer. A luta continua. Um dia não haverá desigualdade nesse nosso Pais. Feliz dia da Consciência Negra!!!

    ResponderExcluir