Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pausa para autoavaliação antes da confraternização!

Queridos Professores!
O 2011 letivo acabou!!! Agora é hora de fazer uma autoavaliação! 
Pensei nas questões que nos ajudariam a refletir sobre nossa postura e encontrei uma sugestão de publicação da Editora Nova educação: Relatório de Autoavaliação <http://www.profblog.org/2011/06/editora-nova-educacao-publicou.html> que nos apresenta questões reflexivas para encontrar erros e/ou acertos em nossa postura e nas aprendizagens e estratégias usadas durante nosso trabalho durante o ano.
Então, depois da reflexão, podemos confraternizar com nossos colegas que passam o ano ao nosso lado, ouvindo os dias de lamúria ou ideias revolucionárias e empolgadas, compartilhando estratégias ou nos apoiando nas adversidades da rotina escolar!
Antes de mergulharem de vez nas merecidas *férias*, assistam o pequeno vídeo, que nos mostra de forma curiosa e criativa, como seria a história do Natal em nosso século! 
Segundo a legenda do próprio vídeo:
                                   Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo!


Feliz Natal e um 2012 recheado de alegria!
bjnhs!
Professora Gisele

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Então, é Natal!

Professores! 
Então, é Natal!
Sobre o trabalho em sala de aula com o tema, vemos as salas de pré escola e séries iniciais montarem inúmeros projetos, trabalhinhos artísticos com variados materiais, produzirem encenações, assistirem filmes e mergulharem de cabeça nas variações do assunto, enquanto as turmas de alunos maiores simplesmente continuam com os estudos usando seus livros, textos e cálculos. Acredito que em todos os níveis, com todas as idades haja uma brecha para discutir e trazer o tema para dentro da sala de aula. 
É apropriado conversar sobre dados, fatos, culturas regionais e a comemoração pelo mundo, como forma de abranger todos os credos dos alunos e proporcionar momentos riquíssimos de aprendizagem. Para ajudar, segue link da ótima matéria publicada no site Brasil Escola, contendo fatos curiosos sobre as origens do Natal, da troca de presentes, Papai Noel e símbolos, além de iniciar a questão sobre o consumo e a questão comercial da data < http://www.brasilescola.com/natal/ >.
                                          
Há sempre uma forma criativa de envolver a todos com todo e qualquer assunto, favorecendo mais momentos de aprendizagem! Nascemos pra isso! Somos professores!


Mais alguma dica? Comentem!
Bjnhs 
Professora Gisele